Atividades do FEx-FD na SEMEX

novembro 8, 2010 às 4:07 pm | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: , , ,

UPQ/FEx-FD 1:  Do ensino médio ao ensino superior: Universidade Para Quê?

Data, horário e local: 11/11, de 14h às 16h, Mezanino do ICC, Campus Darcy Ribeiro.
Formato: Oficina.
Público-alvo: Estudantes do ensino médio
Proposta: Realizada pelos/as integrantes do projeto Universidade para quê?  (UPQ) e do Fórum de Extensão da Faculdade de Direito da UnB (FEx-FD), a oficina propõe uma reflexão ampla sobre a universidade e sua função social, além de suas relações com a extensão, a pesquisa, a política e a comunidade. Partindo do projeto de universidade idealizado por Darcy Ribeiro, é preciso perguntar: para que serve a universidade? Que tipo de educação ela deve propor?  Que projeto de sociedade deve defender? Que tipo de profissionais pretende formar? Que conhecimentos e saberes são e devem ser produzidos no ambiente universitário?
Objetivo: Dialogar com os/as futuros/as calouros/as da Universidade de Brasília, visando à construção de uma percepção complexa acerca do que significa cursar o ensino superior em uma universidade que, nas palavras de Darcy Ribeiro, tem a tarefa de “pensar o Brasil como problema”.
Justificativa: A Universidade de Brasília é fruto de um projeto peculiar, que atribuiu claras responsabilidades sociais ao ensino, à pesquisa e à extensão. Tal projeto, no entanto, é pouco debatido, especialmente entre aqueles/as que, a cada semestre, passam a caminhar diariamente por nossos corredores. Assim, é necessário retomar o debate e a construção coletiva de nosso projeto de universidade, que propõe ressignificar a educação para além do mero acúmulo de conhecimento.

UPQ/FEx-FD 2: A universidade além das salas de aula

Data, horário e local: 10/11/2010, de 18h30 às 21h, Instituto Central de Ciências – ICC, sala B1 110, Campus Darcy Ribeiro.
Formato: Mesa-redonda.
Público-alvo: Aberto a toda a comunidade.
Proposta: Realizada pelos/as integrantes do projeto Universidade para quê?  (UPQ) e do Fórum de Extensão da Faculdade de Direito da UnB (FEx-FD), a mesa-redonda propõe uma conversa com profissionais de diversas áreas que tiveram sua educação universitária marcada por experiências com a extensão popular. Pretende-se debater acerca das possíveis influências da experiência extensionista em sua atuação profissional, a partir dos seguintes questionamentos: de que maneira a extensão popular pode contribuir para formar profissionais-cidadãos/ãs? Qual o papel da extensão na compreensão da carreira enquanto trajetória social, indissociável da atuação cidadã do/a profissional?
Objetivo: Debater acerca do papel da extensão popular enquanto mediadora de uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade, a partir da perspectiva de profissionais-cidadãos/ãs e de seus compromissos sócio-políticos e éticos.
Justificativa: Nas análises e estudos acerca da extensão popular universitária, a perspectiva dos/as extensionistas egressos/as, que atuam no mercado de trabalho, é ainda pouco conhecida. Conhecer relatos de alguns desses/as egressos/as no que diz respeito ao impacto da experiência extensionista em suas trajetórias profissionais pode ser enriquecedor para a compreensão da extensão enquanto espaço de produção de saber transformador e formador, construtor da cidadania e da consciência crítica.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: